domingo, 17 de novembro de 2013

Quem é o verdadeiro preso político?


Horta agroecológica de Avelino de Potter. Assentamento Sobrado - Júlio de Castilhos-RS
O agronegócio é um conceito estritamente político e ideológico, que se mantém, sobretudo graças ao largo apoio governamental fruto da ação de grupos de interesses (multinacionais, bancada ruralista, meios de comunicação, etc.). Tire os apoios do BNDES para as empresas de agrotóxicos, tire a isenções de impostos para os agrotóxicos, faça valer a legislação ambiental, se faça um controle rigoroso dos alimentos contaminados e quero ver até onde vai a sustentabilidade econômica desse sistema.
             Os verdadeiros presos políticos não são os dois Zés presos em Brasília. O verdadeiro preso político é o Zé agricultor agroecológico que vive rodeado por venenos de todos os lados e não tem nenhuma proteção da venenama despejada por seus vizinhos. O Zé do campo que aguenta a pressão dos vendedores de veneno e teima em produzir na contramão do sistema.
             Agroecologia é um conceito político e seus praticantes hoje são presos políticos no meio do agronegócio.
             O grande erros dos Zés do PT foi manter o esquema de corrupção originado nos governos do PSDB e erro maior ainda é manter  a política desenvolvimentista do agronegócio. É louvável o plano recém lançado pelo governo Dilma de alavancar a produção orgânica, mas só isso não basta. É preciso fechar o poço de veneno que alimenta o agronegócio.

sábado, 16 de novembro de 2013

Horta

Diário de ComalaE se os tomates caíssem do céu
Temperados de chuvas de oliva
Brotando de sementes ao vento
Verdejados pelo sol de dezembro
Por quatro luas
Nuvens de alimento
Enfeitadas por pássaros
Matando a fome sem gula

Pra terra descansar






(Fonte fotografia: arquivo pessoal Taciane Dorneles Hermann)