domingo, 7 de abril de 2013

Chayanov pra espantar o tédio.



             Alexander Chayanov foi um agrônomo russo, um dos pioneiros do estudo das unidades familiares de produção. Além disso, também se arriscou no mundo da literatura. Escreveu a novela “Viajem do meu irmão Alexei ao país da utopia camponesa”, disponível aqui. Na Obra ele faz reflexões cheias de humor de como seria o mundo dominado por camponeses, é um texto bem curtinho e vale a pena ler. Dizem que George Orwell se inspirou nessa obra pra escrever 1984, realmente as semelhanças são enormes.
Pra espantar a chatice desse domingo resolvi brincar um pouco e imaginar como seria o Brasil governado por esse humilde comalense que vos escreve.Eis aqui meus primeiros decretos:

      1- Fica definitivamente proibido que existam cidades com menos de 30.000 habitantes.
      2- Será incentivada a migração dos grandes centros para as cidades pequenas com a finalidade de completar sua a meta habitacional.
3-      Os migrantes para o campo deverão ser preferencialmente as pessoas mais inteligentes, com mais escolaridade e bem humoradas.
4-      Será instituída a laicidade definitiva do Estado. Ficam proibidas as celebrações religiosas fora dos templos. As conhecidas carolas serão deportadas para os grandes centros urbanos.
5-      Doutores e mestres do campo das ciências humanas deverão morar prioritariamente nas cidades pequenas
6-      Fica proibida a propriedade privada da terra.
7-      A produção será planejada pelo Estado através de fazendas estatais de produção.
8-      Os agricultores serão recrutados entre as melhores mentes nacionais. Aos burros e ignorantes será vedada a profissão de agricultor.
9-      Os agrotóxicos serão todos banidos.
10-    Quem rir ou fazer troça desses decretos será sumariamente fuzilado.
Bom, Chaynov morreu fazendo trabalhos forçados na União Soviética vítima do Stalinismo. Espero que meu fim seja diferente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário